A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Esta toxina bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair. Estando o movimento diminuído, a pele descansa e as rugas ficam atenuadas.

A acção inicia 24 horas após a aplicação e atinge o seu pico aos 15 dias. Os pacientes não tem de ter nenhum cuidado em especial, apenas não devem massajar a zona. Está contra-indicada a aplicação de Botox em gravidas, lactentes, pacientes com doenças neurológicas ou do foro muscular. Os pacientes não devem estar a tomar anti-inflamatórios ou antibióticos.

A aplicação, com registo fotográfico, demora em média 20 a 30 minutos. O procedimento é realizado através de uma injeção direta em pontos estratégicos após exame prévio das áreas a serem tratadas e das necessidades de cada pessoa. O efeito do tratamento dura entre 4 a 9 meses.

Indicações:

Rugas de expressão na testa, glabela (zona entre as sobrancelhas), pés de galinha (canto externo dos olhos), “bunny lines” (linhas de expressão no nariz).

Bruxismo diurno e noturno.

Hiperdesenvolvimento do masséter (afilar a face).

Sorriso gengival.

Hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo).