Mau hálito — conheça as causas

Mau hálito — conheça as causas

O mau hálito ou halitose tem um grande impacto social, pois quem sofre deste problema tende a evitar contacto com outras pessoas. A consciência de padecer de mau hálito provoca consequências psicológicas e alterações comportamentais, tais como tapar a boca ao falar, manter distância interpessoal ou mesmo evitar relações sociais.

A halitose tem várias causas e a identificação da origem pode ter uma elevada importância no diagnóstico precoce de algumas doenças.

A má higiene oral é um dos principais fatores de halitose, é por isso importante escovar os dentes no mínimo 2 vezes ao dia e escovar também a língua, pois esta acumula muitas bactérias. O mau hálito pode ser causado pela presença de cáries nos dentes que devem ser avaliadas e tratadas, é importante que não falte aos check-ups de medicina dentária a cada 6 meses! A doença periodontal não tratada é um grande fator que pode ainda resultar em perda precoce de dentes. Também podem contribuir para o mau hálito alguns alimentos (como o alho e a cebola), fármacos com odor e claro, o tabaco. De origem oral há ainda outras causas de mau hálito como a respiração predominantemente oral, abcessos, piercings, alveolite (infeção após extração dentária), candidíase ou próteses mal higienizadas.

Diversas patologias do aparelho respiratório são uma importante causa. Um nariz obstruído devido a uma constipação pode ser causa de halitose! Outros fatores que estão na sua origem são a sinusite, amigdalite ou bronquite.

O mau hálito também pode ter origem no aparelho digestivo, por exemplo se tiver vómitos ou refluxo gastro-esofágico. Deve ter atenção ao aparecimento de úlceras, gastrites ou doenças inflamatórias.

Picos de hipoglicémia podem também originar mau hálito.

A presença de mau hálito é um indicador de uma atividade bacteriana anormal ou de um mecanismo fisiológico alterado. Se suspeitar de alguma patologia consulte o médico dentista e o médico de família — jogue pelo seguro e marque já uma consulta!

Drª Leonor Passanha
Instituto da saúde Centro de Implantologia e Ortodontia