A Higiene Oral é uma área da Medicina Dentária direcionada para a prevenção das doenças orais mais comuns (cáries, gengivites e periodontites), tendo como principal objetivo a manutenção de uma boa saúde oral.
Em que consistem as consultas de Higiene Oral?
As consultas de Higiene Oral consistem na:
Remoção do tártaro / destartarização
Motivação para uma Higiene Oral mais eficaz
Remoção de manchas extrínsecas (manchas causadas pelo tabaco, café, chá)
Aplicação de flúor.
Com que frequência devem ser realizadas as consultas de Higiene Oral?
Para a Higiene Oral ser mantida de uma forma eficaz, as consultas devem ser realizadas duas vezes por ano (6 em 6 meses). Caso o paciente tenha uma patologia (Gengivite ou Periodontite) poderá realizar consultas de 3 em 3 meses, mediante a opinião do seu Higienista.
Qual é a importância de uma consulta de Higiene Oral?
A sua principal importância é o despiste das doenças orais, bem como o reencaminhamento para cada especialidade, respetivo diagnóstico e tratamento.
Qual a relação da Higiene Oral com os implantes dentários?
O sucesso do tratamento com implantes dentários está diretamente relacionado com um eficaz e rigoroso controlo da higiene oral do paciente.
Qual a relação da Higiene Oral com a Ortodontia?
No apoio à Ortodontia a Higiene Oral incide na educação, instrução e motivação do paciente, de modo a despistar cáries e gengivites, que durante o tratamento ortodôntico se revelam mais frequentes.
De que forma pode a Higiene Oral contribuir para o controlo da Periodontal?
Aqui a Higiene Oral irá incidir sobre técnicas não cirúrgicas como a destartarização e alisamentos radiculares.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkPolítica de Privacidade